Truta na crosta de sal

Apr
2008
14

posted by on Sem categoria

3 comments

Que calor nesse fim de semana! Ainda bem que eu estava bem municiado!

Um peixe bem feito, num calor desses, é mais do que óbvio. Eu tinha uma truta salmonada inteira em meu freezer. Deixei ela descongelando por três horas, e foi o suficiente.

Para fazer, o melhor método (na minha opinião) para assar um peixe em casa: Na crosta de sal.

Primeiro eu limpei o peixe com suco de limão. Sabe como é… peixe, ainda mais congelado, tem que ser beeeeem limpinho, para evitar surpresas.

Temperei a truta em sua cavidade interna com uma pasta feita de dois dentes de alho picados, quatro colheres (sopa) de azeite, suco de três limões sicilianos e pimenta do reino. Preenchi a cavidade com algumas fatias de presunto, para ele soltar aquela gordurinha e aquele sabor que dariam o toque à mais na carne da truta, que já é muito saborosa. O presunto é retirado no final, caso você não goste, ok?

Cobri uma forma grande, que comportasse todo o peixe, com sal grosso. O peixe foi disposto por cima dessa camada, e coberto totalmente por outro tanto de sal. Não se espantem com toda essa quantidade! O sal apenas vai isolar o peixe de eventuais queimaduras, e vai manter a carne bem úmida por dentro. A pele do peixe vai sair facilmente de uma vez só, e a carne não estará com excesso nenhum de sal.

Depois de 40 minutos, no forno à 200 graus… bom, me desculpem, mas não deu pra contar muita história depois disso…

Truta salmonada

Sorte que deu tempo de tirar esta foto!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags:

Comente pelo Facebook!

3 comments

Trackback e pingback

No trackback or pingback available for this article

Leave a Reply


8 + = 14