Sopa cremosa de feijão branco

Oct
2011
17

posted by on Sopas

2 comments

sopa-cremosa-de-feijao-branco-thumb

São Pedro não tem noção de “meio termo”. Li essa “brincadeira” em algum lugar nesse final de semana… e é verdade! Estávamos engatando uma primavera ensolarada, mas estamos novamente enfrentando dias chuvosos e friozinhos. Mas eu amo os dias frios… por uma razão básica: gosto de “ficar quentinha”. Gosto muito de cachecóis, casacos pesados, botas, edredons, chás, e claro… não poderiam ficar de fora – sopinhas fumegantes… e aconchegantes!

Tenho uma medida bem particular para consumir sopas: gosto tanto, que só paro de comer quando canso… ou quando a sopa acaba… o que acontecer primeiro! Ok, é um tanto exagerada a medida, mas quando percebo, já repeti algumas cumbucas ou pratos, sempre acompanhadas de um pãozinho crocante, um fio de azeite, uma pimentinha.

Essa é uma receita que me surpreendeu bastante! Estamos mais acostumados a consumir sopa de feijão carioca ou rosinha, mas essa sopa de feijão branco fica muito saborosa e como disse minha mãe, que provou algumas cumbuquinhas dela também, é uma sopa “levanta defunto”!

Se levantou algum defunto, eu não sei… mas que vale a pena conferir, ah, isso vale!

- 1 xícara (chá) de feijão branco
Água fervente (ou caldo de sua preferência) o quanto baste (aproximadamente 1 ½ l)
½ folha de louro
3 colheres (sopa) de azeite comum
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
1 xícara de vagem picada
1 xícara de cenoura picada em cubos
½ xícara de costelinha defumada (ou lombo canadense, se quiser uma opção mais light)
Sal e pimenta do reino para temperar
Folhas de salsinha para decorar

Leve o feijão branco para cozinhar em água fervente (junto com a meia folha de louro) até ficar bem macio. Se a água evaporar, vá acrescentando mais água, até o fim do cozimento. Estou sugerindo “meia folha” de louro porque prefiro um sabor um pouco mais suave. Se você gostar do louro mais pronunciado, pode colocar uma folha inteira. Reserve.

Aqueça o azeite numa panela e acrescente a cebola e o alho, até dourarem. Junte o feijão cozido, tempere com sal e deixe ferver por alguns minutos.

Bata tudo no liquidificador.

Volte o creme batido à panela, junte a cenoura e a vagem. Acrescente a costelinha defumada picada em cubos pequenos, verifique o sal e finalize com pimenta do reino moída na hora, se gostar.

Se quiser, acompanhe com esses croutons… não tem como ficar melhor!

Hmmmm… não é perfeita para “ficar quentinho”?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente pelo Facebook!

2 comments

Trackback e pingback

No trackback or pingback available for this article

Leave a Reply


− 9 = 0