RECEITA DO VIZINHO I: Torta de pêra asiática do comidinhas do bem

Apr
2008
10

posted by on Doces

10 comments

Há exatamente um mês atrás, a Laila tinha algumas frutas na geladeira, as quais ela sequer sabia o nome. Ela as chamou de pêra-maçãs. Que pecado deixá-las paradas! Mas quem disse que a nossa gastrônoma favorita ia se conformar com isso? Ela fez uma torta, claro!

Eu adoro essas pêras. São vendidas, no mercado ao lado de casa, como “Pêras Asiáticas”. Não são muito conhecidas aqui no Brasil, mas no momento em que você provar essa variedade, não vai querer nenhuma outra… pelo menos é assim comigo.

Torta de pera-maçã da Laila 1

Comecei fazendo a massa, com uma xícara de farinha de trigo sendo misturada à uma colher (sopa) de açúcar e duas pitadinhas de canela. À essa mistura, acrescentei 80 gramas de manteiga gelada, e misturei até formar uma farofa. Acrescentei duas colheres (sopa) de água gelada e misturei até a farofa ser formada novamente.

Daí foi só espalhar a massa sobre uma forma (eu usei uma redonda, de 35 cm) e mandar para o forno, por 10 minutos, à 180 graus. Como a Laila diz, é o tempo de preparar as frutas.

Na verdade é só fatiá-las bem fininho, e deixar numa mistura de água com limão, para que não escureçam.

PITACOS (um pouco longos) DO COZINHA PEQUENA: Eu também queria a torta um pouco mais doce, como a Laila. O que eu fiz? Creme de confeiteiro!

O creme é fácil:

  • 500 ml de leite.
  • 150 gramas de açucar.
  • 4 gemas.
  • 50 gramas de farinha de trigo.
  • 1 fava de baunilha, ou casca de 1 limão.

Você ferve o leite, com a fava de baunilha, cortada ao meio (no sentido do comprimento) ou com a casca de limão (no meu caso, eu fiz com o limão).

Enquanto isso, numa vasilha, bata as gemas com o açúcar, até que você tenha um creme claro e espumoso. Aos poucos, acrescente a farinha, com o auxílio de uma peneira.

Com o leite fervendo, é só crescentar ele à mistura cremosa, batendo bem, e voltar para a panela onde foi fervido o leite. Lá, sem parar de mexer, e em fogo médio, ele vai vai ferver por cerca de 5 minutos.

Montei a torta, com o creme por baixo e as fatias de pêra por cima. Lembrei da paixão por doce da Laila, e joguei um pouco de mel de flor-de-laranjeira por cima. Não assei a torta novamente, diferentemente da Laila. Não sobrou um pedacinho pra contar a história!

Torta de pera-maçã da Laila 1

A Laila é uma das pessoas mais fofas que conheci nesse mundo dos blogs de comer. É libriana, como eu, e gastrônoma, como eu queria ser. Deve ter a voz fininha e os olhos brilhantes! Adora doce, e pra mim, será uma grande chef patissiêr. Quando quiser se inspirar para fazer algum biscoito bem gostoso, visite o comidinhas do bem, que você não vai se arrepender!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags:

Comente pelo Facebook!

10 comments

  1. Rita

Trackback e pingback

No trackback or pingback available for this article

Leave a Reply


− 3 = 5