Pudim de leite condensado

Jun
2010
16

posted by on Cozinha básica, Doces

22 comments

Uma das sobremesas que eu mais gosto é o velho e conhecido Pudim de Leite Condensado. É gordo, é comfort, é o jeito caseiro de adoçar a vida.

Esse pudim tem uma receita clássica (que vovó ensinou para minha mãe):

  • 3 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata (mesma medida) de leite comum

Leve todos os ingredientes ao liquidificador, bata bem e coloque-os para cozinhar numa forma de pudim caramelizada, em banho maria, por aproximadamente 25 minutos (no fogo) ou 40 minutos a 1h no forno.

Mas sempre que eu dou essa receita tão básica para alguém, vem a pergunta inevitável:

“como eu faço para caramelizar a forma?”

Pois bem. Caramelizar a forma é realmente a parte mais difícil do pudim, além de perigosa, se você não se cuidar para não queimar as suas mãozinhas. A calda leva apenas uma xícara (chá) de açúcar e fogo, nada mais. Encontramos muitas outras variáveis de calda de caramelo, mas eu prefiro a minha sempre assim.

Aí entra a atenção do cozinheiro. Leve a forma ao fogo na chama mais baixa que você conseguir. Paciência é a alma dessa cozinha caseira, não canso de dizer!

Aos poucos, o açúcar vai começar a se transformar numa calda. Não mexa com uma colher, apenas segure firme a forma com um pano e vá girando-a sobre o fogo, para que o caramelo vá “untando” a superfície bem devagar. A calda de açúcar vai passar por vários estágios de cor, mas assim que assumir um tom dourado, é hora de tirá-la do fogo. O próprio calor residual (que é muito alto) do açúcar pode contribuir para que passe do ponto – e apesar de tão doce, dar um sabor amargo ao seu pudim.

Deixe a calda esfriar e assim que ficar firme, coloque o líquido batido no liquidificador e volte ao fogo para cozinhar.

Esse pudim foi feito numa forma bem pequena, que já vem junto com uma panela para o banho maria e a tampa, que está comigo há 20 anos. Caso você tenha apenas a forma, leve o pudim para cozinhar em banho maria, no forno, até que fique firme (ao espetá-lo com um garfo, o garfo sai limpinho).

Leve à geladeira e quando estiver bem gelado, desenforme.

Diga adeus à dieta (só um pouquinho) e se jogue, porque fica bom demais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente pelo Facebook!

22 comments

  1. Tee
  2. Leo
  3. jeane ramos
  4. Liz

Trackback e pingback

  1. Diga Maria! » Blog Archive » bolo de maçã com granola
    [...] o açúcar refinado no fundo da forma e leve ao fogo até derreter e ganhar coloração dourada (aqui tem …
  2. Bolo de maçã com granola | :: DigaMaria
    [...] o açúcar refinado no fundo da forma e leve ao fogo até derreter e ganhar coloração dourada (aqui tem …
  3. Especial Festa Junina: Pudim de milho | cozinha pequena
    [...] Caramelize uma forma de pudim conforme explicamos nesse post. Leve ao forno (180C) em banho-maria para assar, por aproximadamente …

Leave a Reply


− 1 = 6