Pão de cerveja

Nov
2010
16

posted by on Pães

19 comments

Sempre gostei muito de fazer pães. Acho que é um dos processos mais bonitos e mais complexos (mesmo sendo algo tão simples) dentro da culinária.

Alguns ingredientes, um pouco de força física e calor, agirão juntos a fim de lhe fornecer um dos alimentos mais importantes da dieta de muitos povos, presente no dia-a-dia da maioria das pessoas.

Meu lado nerd-profissional-de-exatas também adora pensar nas combinações químicas que acontecem, o porquê de um elemento “A” vir antes de um elemento “B”. Ou os mesmos ingredientes, apenas em quantidades diferentes, terminarem em produtos tão diferentes.

Todo esse papo foi para dizer que estou fazendo um curso de panificação. E estou adorando!

Espero que vocês não se chateiem, pois eu vou falar muito mais de pães por aqui… esse foi um dos primeiros testes que fiz, criando uma receita própria, depois dos ensinamentos do curso. E leva uma das coisas que eu mais adoro: Cerveja!

O pão ficou com coloração, aroma e sabor bem marcantes, devido à cerveja escura que utilizei. Você pode brincar, utilizando a cerveja que você achar melhor, obtendo diferentes resultados. Com uma cerveja mais clara, mais leve, um pão mais claro e um sabor mais leve. Com uma cerveja mais encorpada, um sabor mais pronunciado.


Lindo, não?

Vamos à receita:

- 425 gramas (aproximadamente 3 xícaras de chá mais 2 colheres de sopa) de farinha de trigo;
- 1 colher de chá de sal;
- 1 colher de chá de fermento seco instantâneo;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
- 2 colheres de chá de mel (eu utilizei de flor de laranjeira);
- 250 ml de cerveja gelada (eu utilizei a Bamberg Schwarzbier, com notas de café e chocolate, cerveja bem escura e encorpada )
- um pouquinho de farinha extra para polvilhar

Em uma tigela grande, coloque a farinha, o sal e o fermento, misturando bem.

Dilua o azeite e o mel na cerveja gelada.

Aqui, algo que aprendi no curso, e que parece realmente fazer efeito: o líquido que você utilizar em seus pães deve ser gelado. Moramos em um país tropical, não precisamos seguir a recomendação de utilizarmos água quente nas receitas (que geralmente tiveram sua criação em países bem mais frios, como os da Europa). Aliás, pelo o que eu aprendi, o fermento começa a agir acima de 29 graus, por isso, se usarmos água quente, nosso fermento já entrará em ação antes do tempo.

Adicione a mistura líquida à mistura de farinha, gradualmente, até você obter uma massa macia.

Sove bem sobre uma superfície levemente enfarinhada por cerca de 10 minutos, até que a massa fique macia e elástica. Ela vai continuar um pouco grudenta, mas coloque-a de volta na tigela, cobrindo com plástico filme e deixe em local quente para crescer por 1 hora ou até que dobre de tamanho.

Depois dessa primeira etapa, coloque a massa de volta sobre a superfície novamente enfarinhada e sove bem, retirando todo o ar de dentro da massa. Faça um rolo com a massa e coloque-a dentro de uma forma (pode ser a de bolo inglês), untada com um pouquinho de óleo.

Se você não tem forma, pode preparar o pão em uma assadeira, apenas abrindo uns 3 rolos de cerca de 30 cm, moldando como você achar melhor e transferindo para a assadeira.

De um jeito ou de outro, cubra com plástico filme e deixe crescer novamente por 35 minutos, em um local morno.

Pré-aqueça seu forno 200 ºC.

Antes de assar, pincele um pouquinho de água em cima da massa. Se quiser, decore com um pouco de sementes de linhaça, ou de gergelim.

Asse no forno pré-aquecido por 8 a 12 minutos, até que fiquem dourados e pareçam ocos ao receberem leves batidas com as pontas dos dedos. É sinal de que o miolo dele está lindo, assim:

Sucesso é o que pode descrever isso!

**********

Mais uma boa opção que você pode fazer, usando este pão: no blog de gastronomia de Eparema, em que estamos contribuindo com algumas ideias bem legais, tem essa receita de bruschettas. Corre lá pra dar uma olhada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente pelo Facebook!

19 comments

Trackback e pingback

No trackback or pingback available for this article

Leave a Reply


+ 9 = 14