Molho pesto (e um nhoque sensacional)

Mar
2010
26

posted by on Cozinha básica, Massas, Molhos

11 comments

Seguindo nosso delicioso plano de impressionar os gourmets mais sofisticados sem nenhum trabalho (isso é só entre a gente, certo?) quero mostrar para vocês um molho espertíssimo para acompanhar uma boa massa ou apenas servir como um antepasto com torradas.

É possível prepará-lo de várias formas: no processador (como eu fiz), no pilão ou com um caprichoso e paciente corte dos ingredientes na faca, até ficarem com a mesma textura do molho processado. Claro que essas últimas possibilidades requerem muito mais tempo e trabalho e ficam bem lindas também. Agora é com você a decisão. Prepare-o das diversas formas e depois me conte qual você gostou mais!

Você vai precisar de:

  • 50g de folhas de manjericão (aproximadamente meia xícara)
  • 50g de folhas de salsinha (sem os talinhos)
  • 1 dente de alho
  • 30g de queijo parmesão ralado (de boa qualidade)
  • 15g de pinoli tostados
  • sal a gosto
  • 100ml de azeite de oliva extravirgem

Antes que você me pergunte, eu já explico: nosso manjericão é um pouco mais ácido que o da região de Gênova, na Italia, onde nasceu esse molho. Por isso, a quantidade é dividida em manjericão e salsinha. Acredite: o molho fica bem mais leve no sabor e não perde a marca do gosto do manjericão, tão característico. Por isso, faça dessa forma sem medo, que seu pesto vai ficar uma delícia.

Segunda dica: o substitua o pinoli por qualquer outra castanha. Eu sei, eu sei. Pinoli é muito mais caro que nozes, por exemplo, mas o sabor… não vai ser o mesmo. Por isso, invista nos ingredientes, como um parmesão de boa qualidade, que vai valer a pena.

Aqueça uma frigideira e deixe o pinoli “secar” um pouco. Ele deve ficar dourado, perdendo a cor esbranquiçada natural, mas não deve queimar. Quando ele começar a ficar dourado, desligue o fogo, retire da frigideira, pois o próprio calor residual no alimento vai continuar “cozinhando-o”.

Leve todos os ingredientes a um processador, bata bem e acompanhe com a massa de sua preferência.

Quer uma sugestão irresistível? Esse nhoque de ricota, levíssimo e delicado. A receita dele? Você encontra aqui, na data de hoje.

Corra para experimentar! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente pelo Facebook!

11 comments

  1. Raquel de Meneses
  2. Deh

Trackback e pingback

No trackback or pingback available for this article

Leave a Reply


2 + 1 =