Mixing moments com Chivas [e alguns drinques com whisky pro final de semana]

Jul
2011
01

posted by on Acontece, Bebidinhas

1 comment

O mixologista global do whisky Chivas Regal, Max Warner, desembarca pela primeira vez no Brasil, para comandar aulas de coquetelaria tendo a bebida escocesa como principal matéria prima. Ele pretende ampliar a percepção dos brasileiros para novas possibilidades de misturas e drinks, que vão muito além da cachaça e vodka, comuns nos copos nacionais.

“Mixologia é um dos elementos-chave do meu trabalho onde eu posso usar e falar sobre os sabores de uma forma interativa e divertida”, conta Warner, que é embaixador do whisky Chivas Regal desde 2004, depois de comandar o time que ganhou o prêmio Best Bar Team do Reino Unido, concorrendo com 500 bares da Inglaterra.

Imagina só o orgulho que eu senti, ao ser convidado para uma aula com o grande mestre. O trabalho do cara é viajar o mundo, fazendo os drinques mais fantásticos, com uma bebida incrível. Ruim, não?

Foi uma noite linda, de reencontro com alguns camaradas e drinques espetaculares. E um verdadeiro tratado sobre coquetelaria, no bate-papo com o Max.

Como ele falou, o segredo para fazer um bom drinque é justamente não mascarar sabores e aromas. Uma dica é usar frutas como maçãs, pêras e abacaxi, além de notas à base de ervas como hortelã, alecrim e manjericão combinadas com especiarias, como baunilha, gengibre ou canela. Para alongar o sabor Warner sugere cítricos frescos como limão, laranja e grapefruit.

Maracujá e manga também combinam com Chivas Regal. “Os sabores tropicais funcionam muito bem, especialmente quando as frutas estão frescas e amadureceram ao sol, naturalmente. Estou ansioso para fazer misturas novas com ingredientes locais”, disse o britânico.

Foi lindo também degustar o sensacional Chivas 25 anos. Que bebida gostosa! Uma garrafa linda, numerada, que guarda uma bebida com aroma de pêssego e nozes, com um sabor que lembrou chocolate e laranja. Dá pra imaginar?

Outra parte boa foi que o Max passou as receitas de alguns dos drinques da noite. Sintam o drama:

ROB ROY

- 50 ml de Chivas Regal 12 anos;
- 15 ml de Vermute Martini Rosso;
- Angostura bitter (bebida amarga aromática).

Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira cheia de gelo e misture. Coe em um copo gelado de Martini.
Para manter o copo gelado, deixe-o descansando cheio de pedras de gelo e só as retire na hora de usar.

REBELLION

- 50 ml de Chivas Regal 18 anos;
- 15 ml de suco de laranja;
- 15 ml de Vermute Martini Rosso;
- Uma borrifada de bitter de chocolate (eu não conhecia esse ingrediente, é uma espécie de essência de chocolate. Quem achar por aqui, conte nos comentários, por favor.)

Coloque os ingredientes com gelo em uma coqueteleira e agite. Coe dentro em um copo gelado de Martini. Decore com um pedacinho de casca de laranja.

 

DIVA

- 40 ml de Chivas Regal 12 anos;
- 1 lichia fresca, ou em lata;
- 50 ml de suco de lichia (pode ser o xarope da lata da lichia);
- 15 ml de purê de framboesa (quatro framboesas frescas amassadas);
- 10 ml de suco fresco de limão;
- 5 ml de xarope de açúcar.

Coloque os ingredientes em uma coqueteleira e agite bem. Coe em um copo longo com gelo ou em uma taça gelada de Martini. Decore com a lichia inteira e sirva.

 

DANDY LION

- 50 ml Chivas Regal 12 anos;
- 6 grãos de café torrados;
- Um filete de xarope de canela;
- Açúcar mascavo.

Primeiro, encha um copo baixo de whisky com água bem quente, quase fervendo; Coloque um copo de conhaque (tipo balão) em cima do de whisky de maneira que possa ser girado de um lado para o outro; preencha-o com a dose de Chivas, mais o açúcar e os grãos de café.

Gire o copo de conhaque sobre o de whisky de modo que a mistura aqueça e solte uma fumaça inflamável. Use um isqueiro para “acender” a mistura.

Enquanto isso preencha outro copo com cubos de gelo e adicione um pouco de xarope de canela por cima.

Quando o açúcar do copo de conhaque estiver dissolvido, com cuidado, segure o copo bem alto e delicadamente despeje o líquido flamejante, inclusive os grãos de café, sobre o copo com gelo. Mais ou menos assim:

Mexa e desfrute. Posso dizer pra vocês: foi um dos mais fantásticos drinques que já bebi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente pelo Facebook!

1 comment

Trackback e pingback

No trackback or pingback available for this article

Leave a Reply


8 − = 5