Mini quiches [do que você quiser]

Aug
2011
03

posted by on Petiscos, Vegetais

28 comments

Tá pra rolar aquela festinha de última hora aí na sua casa?
Precisa dum acompanhamento matador praquela saladinha de todo dia?
Quer agradar alguém hoje a noite?

Seus problemas acabaram! Faça mini-quiches!

Não tem como não amar: é prático, rapidão, gostoso e pode ter o recheio que você quiser ou o que sua despensa permitir.

Nos meus, a base é sempre a mesma: Massa Brisée.

Gosto muito de fazer essa massa e deixá-la na geladeira, em um rolinho embrulhado em filme plástico, pra que dê pra eu cortar um pedacinho, moldar algumas forminhas e guardar o restante na geladeira.

Pra fazer a massa, é mamata. Você vai precisar do seguinte:

- 300 gramas de farinha de trigo peneirada;
- 2 colheres (chá) de sal;
- 150 gramas de manteiga sem sal gelada e cortada em cubos;
- 1 ovo e 1 gema;
- mais ou menos 3 colheres (chá) de água

Em uma vasilha, misture a farinha e o sal.
Com a ponta dos dedos, junte a manteiga, esfregando-a na mistura de farinha. Você vai obter algo parecido com uma farofinha. Junte o ovo, a gema e a água e mexa novamente com a ponta dos dedos, até dar liga.
Faça um cilindro com a massa, enrole-o com filme plástico e leve-o à geladeira por 30 minutos. Use o que precisar, enrole da mesma forma e guarde-a em geladeira para a próxima vez.

Essa massa pode ser feita em uma versão doce, substituindo uma colher de chá de sal por uma colher de sopa de açúcar. Aí, ela se chamará massa sucrée.

Eu prefiro abrir a massa diretamente em forminhas de empada (ou de cupcakes), usando as pontas dos dedos. Mas há quem prefira abrí-la com o rolo de massa e cobrir as formas, cortando as bordas a seguir. Fica a seu critério.

Leve as forminhas cobertas apenas com massa para pré-assarem em um forno aquecido a 180 graus, por 10 minutos. Enquanto isso, pode ir preparando o recheio.

Pra isso, você vai seguir uma base e aí ser criativo, usando o que você tiver na geladeira. Vale legumes, bacon, presunto, milho, queijos diferentes, e por aí vai (no meu caso, eu usei abobrinha, bacon e alho poró).

O esquema do recheio é muito simples. É só bater os seguintes ingredientes no liquidificador:

- 4 ovos + 1 clara;
- 1 xícara (chá) de creme de leite;
- 200 gramas de queijo provolone (a receita tradicional pede queijo gruyére, mas provolone fica legal por causa do sabor defumado. Queijo prato também serve);
- pimenta do reino a gosto.

Junte os ingredientes que você quiser ao recheio base, e cubra as forminhas com o recheio. Leve ao forno novamente, por mais uns 15 minutos. Você vai obter algo assim:

Como eu disse, usei uma abobrinha inteira fatiada, mais um pedacinho de 150 gramas de bacon em tirinhas fritas até dourarem e meio alho poró fatiado bem fininho. Cobri tudo com um pouquinho de queijo parmesão ralado e ficou sensacional!


Juro pra vocês, que esse é mais um daqueles posts que me dão vontade de chorar ao escrever. Queria um desses aí agora mesmo! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente pelo Facebook!

28 comments

  1. meg
  2. Leandro
  3. Roberta
  4. Taliha

Trackback e pingback

  1. Quiches com recheios variados | Re-comendo | A maneira mais saborosa de curtir a vida.
    [...] ideia de como fazer e qual a dificuldade. Comecei minha pesquisa online. Você conhecem o blog Cozinha Pequena? Eu …

Leave a Reply


5 + = 13