Iogurte Grego

Feb
2013
18

posted by on Doces, Pra sobremesa, Sobremesas, Técnicas de Cozinha

13 comments

Iogurte Grego 01_THUMB

E não é que os brasileiros descobriram o Iogurte Grego?
O produto chegou às gôndolas do supermercado no ano passado e virou mania. Diversas marcas começaram a produzir, eu vejo um monte de propagandas e de gente falando que “iogurte grego é uma delícia!“.

Não vou discordar, é uma delícia mesmo. Mas tem dois problemas:

1- É caro! Uma porção de mais ou menos 100 gramas custa uns R$ 2,00.

2- Tem um monte de amido e espessantes (e por isso ele é cremoso daquele jeito).

Enfim, é um produto legal, já é um passo a frente das fábricas, mas ainda não é iogurte grego de verdade, feito apenas com derivados de leite. Tipo esse aqui, que eu fiz:

Iogurte Grego 02

Nada mais, nada menos do que um iogurte bem espesso, adocicado naturalmente, quase que um queijo (e, pensando aqui, me deu a ideia de fazer labneh com esse iogurte, mas eu falo disso noutra hora). Cerca de 45 minutos de trabalho, umas 6 horas esperando a mágica acontecer e pronto! Você terá o verdadeiro iogurte grego em quantidade infinita (dois litros tá bom?) e por um preço camarada. Poderia ser melhor?

É tudo muito simples. Você vai usar o seguinte:

  • 2 litros de leite integral;
  • 1 pote de iogurte integral (cerca de 170 gramas);
  • 1 pote (500 gramas) de nata (aquele creme de leite mais gordo, com 40% de gordura) ou um pote de creme de leite fresco.

Comece levando o leite ao fogo, por uns 30 minutos, sempre mexendo e tomando o cuidado de não deixar ferver. Caso ferva, baixe o fogo e continue mexendo, numa boa. Esse leite aquecido vai evaporar água e resultar num leite com maior teor de gordura.

Passados os 30 minutos, deixe o leite esfriar por uns 15 minutos e adicione a nata (ou creme de leite fresco), mexendo até tudo se juntar bem. Faça o teste da temperatura, com o dedo mesmo: Se você aguentar cerca 8 a 10 segundos com o dedo dentro do leite, é porque ele está na temperatura ideal. Tem que ser quentinho, não adianta deixar esfriar bastante, ok?

Por fim, adicione o copinho de iogurte, misturando bem. Caso seja a primeira vez que você faz, use um iogurte bom do supermercado, nas próximas vezes vá usando o iogurte que você mesmo fez.

Coloque tudo em um pote de vidro ou de cerâmica, cubra com filme plástico e, sem ter vergonha, enrole um cobertor sobre este pote, bem enrolado, como você gosta de ficar naquelas noites frias. Deixe descansar por cerca de 6 horas e verifique se está na consistência desejada. Deverá estar. Caso não esteja, embrulhe tudo novamente e deixe por mais um tempo.

Agora você tem o melhor iogurte grego do mundo, bem espesso, levemente adocicado e totalmente natural. E o melhor: Será um monte de iogurte, pra se esbaldar, fazer sorvete e tudo mais! Só de colocar um pouquinho de mel você já consegue servir uma bela sobremesa, por exemplo.

É sério: Faça! :)

Iogurte Grego 03Aqui em casa não falta mais!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente pelo Facebook!

13 comments

  1. Jéssica
  2. daniela
  3. Murilo
  4. Luciana Alencar
  5. Naiara

Trackback e pingback

  1. Como fazer Iogurte e o Iogurte Grego
    [...] receita de iogurte grego que vi na internet foi ESSA, lá no Cozinha Pequena, adorei e vou testar, acho …

Leave a Reply


9 − = 7