Hamburguer caseiro

Jan
2010
08

posted by on Carnes, Cozinha básica

30 comments

Vamos retomar a série “Cozinha básica” de 2010?

A receita de hoje é ótima para aqueles momentos de preguiça, de férias, de agradar a criançada/moçada e vai fazer você gastar pouquíssimo tempo na cozinha. Porque, vamos combinar, ninguém merece ficar o dia todo na cozinha nesse calor alucinante que anda fazendo, não é? Ainda mais se tiver uma cervejinha gelada esperando, uma piscina tinindo e uma roda de amigos por perto.

Outra coisa boa é que essa receita pode ser facilmente congelada. Você pode inclusive “imitar” os fabricantes e fazer seus próprios hamburgueres, deixá-los no freezer e tê-los em mãos quando a fome aperta e não sobrou nada na geladeira.

Existem muitas receitas de hamburguer, você pode escolher a sua preferida. Aqui no Cozinha Pequena, o Leandro já preparou uma receita maravilhosa. A Marcele preparou até hamburguer de canguru!!

Mas essa é para aqueles momentos em que falta tempo, sobra fome e você quer sair correndo para curtir a vida, certo? Vamos lá:

Ingredientes

1 kg de carne moída (usei patinho) moída duas vezes. Como se faz isso? Peça para o seu açougueiro paciente e de coração bom moer a carne pra você duas vezes. Ele vai deixar a carne bastante processada, para não desmanchar na hora de grelhar.

1 pacote de sopa de cebola (daqueles envelopinhos comprados prontos, do jeitinho que vem no pacote, sem dissolver, sem nada)

1 dente de alho amassado

Modo de fazer

Junte todos os ingredientes, de preferência com as mãos. A mistura feita com as mãos vai te garantir uma massa mais homogênea.

Para modelar os hamburgueres, eu usei uma pequena tigela, untada com um pouquinho de óleo. Coloquei uma porção de carne (a altura do hamburguer é a gosto do freguês, mas tentei manter a altura de um centímetro) e com uma colher fui apertando a massa de carne, até deixá-la bem compacta. Com a tigelinha untada e um pouco de jeito, a massa de carne desgruda facilmente.

Leve os hamburgueres preparados por meia hora, aproximadamente, à geladeira. É só para manter a carne mais firme e facilitar na hora de grelhar.

Se quiser congelar, esse é o momento de embrulhá-los individualmente em filme plástico e levá-los ao freezer.

Desse ponto em diante, eles seguem o preparo de qualquer hamburguer: leve-os a uma chapa quente ou uma frigideira, com um pouco de azeite para não grudar muito e os acompanhamentos que você preferir. No meu caso, queijo e tomate. Para completar, batatas fritas e um pouco de salada, para efeito puramente psicológico. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente pelo Facebook!

30 comments

  1. Deh
  2. Deh
  3. regina
  4. Rose
  5. Deh
  6. roseana margareth

Trackback e pingback

  1. "Já Pode Casar!!" » Blog Archive » Hambúrguer
    [...] foi postar a receita do Cozinha Pequena, pois foi a que ficou mais gostosa! A do Hambúrguer Perfeito ficou …
  2. Hamburguer Salvação | Faux Gastro
    [...] É legal ter um e custa barato, mas se não quiser comprar pode seguir as dicas desse blog aqui …

Leave a Reply


4 + = 13