Frango assado com molho de laranja

Nov
2010
23

posted by on Aves, Cozinha básica

8 comments

Essa é uma receita clássica… da minha cozinha! Já teve lá suas variações ao longo da minha vida de cozinheira, até chegar a essa aqui, já testada e aprovada por quem passou por um almocinho de domingo por essas bandas.

Essa é uma proporção para duas pessoas (considerando que cada uma vá comer duas sobrecoxas de frango) e se você tiver muita gente para almoçar, pode multiplicar por dois, quatro, oito. Dá tudo certo no final.

- 4 sobrecoxas de frango
– 1 colher (sopa) bem cheia de mostarda (se você tiver uma mostarda mais chiquetosa, com ervas finas ou dijon, por exemplo, pode usar também)
– 2 colheres (sopa) de molho inglês

– 1 cebola
– 1 colher de alho picado
– 1 xícara (chá) de vinho branco
– sal e pimenta do reino a gosto
– 2 xícaras (chá) de suco de laranja (aproximadamente)
– 3 colheres (sopa) de azeite

Faça uma mistura dos ingredientes líquidos (exceto o suco de laranja), o alho e a cebola e processe (ou bata no liquidificador). Misture ao frango e coloque tudo dentro de um saco plástico. Feche o saco e misture bem, tentando esfregar esse líquido nos pedaços de frango por igual. Coloque na geladeira por uma hora, aproximadamente.

Forre uma assadeira com papel alumínio.

Agora são 3 etapas de cozimento, em forno a 180oC:

1. Coloque os pedaços de frango com a pele para cima. Acrescente o suco de laranja e a marinada e cubra com papel alumínio. Leve ao forno e conte 30 minutos.

2. Depois desse tempo, vire todos os pedaços de frango (pele para baixo) e conte mais 30 minutos.

3. Na última etapa, descubra a forma (retire o papel alumínio), vire novamente os pedaços de frango (pele pra cima) e verifique a quantidade de líquido. Se ainda tiver muito líquido (quase cobrindo os pedaços, por exemplo), retire, deixando apenas um pouco no fundo para não queimar, e reserve. Regue os pedaços de frango com azeite e deixe terminar de dourar por mais meia hora.

Leve o líquido retirado da forma ao fogo, em uma panela destampada e deixe ferver até reduzir bem. Dependendo da quantidade, isso vai demorar uns 20 minutos e vai ficar pronto junto com o frango.

Quando os pedaços de frango estiverem bem dourados, já podem ser servidos. Acompanhe com um arroz branco, uma saladinha verde e o molho reduzido.

Fica uma delícia!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente pelo Facebook!

8 comments

Trackback e pingback

  1. Frango assado no leite provavelmente a melhor receita de frango de todos os tempos | cozinha pequena
    […] assado, quem acompanha o blog sabe da minha busca pelo melhor frango assado de todos. Já fiz de um …

Leave a Reply


3 − = 0