Crumble de banana

Jun
2008
23

posted by on Doces

18 comments

O domingo aqui em casa costuma ser um dia muito preguiçoso, principalmente agora no inverno. Quando estamos livres de compromissos ou eventos de qualquer natureza, sempre optamos por fazer apenas duas refeições.
Tudo começa com o café da manhã, preparado sem um pingo de pressa, luxuosamente saboreado com todos sentados à mesa (nos dias corridos de hoje, eu acho um luxo arrumar a mesa para o café da manhã).

Lá pelas duas da tarde, começo a me preocupar com um almoço, que pelo avançado da hora, também vai servir de jantar. Até que tudo fique pronto, a gente sirva, coma, beba, converse e se divirta com as “tiradas” geniais da criança, o relógio já passa das seis.

E é lá pelas oito da noite (geralmente com os três embolados no sofá ou na cama, assistindo ao filminho-família-da-vez) que a gente padece daquela maldita fominha de querer comer “alguma coisa gostosa”.
E não precisa ser nada elaborado. Na verdade é só um pretexto pra gente ir pra cama de pancinha cheia.
O crumble é um dos meus coringa nessas horas. Tão fácil, tão rápido, tão prático e tão gostoso! Perfeito!
E agora no inverno, com uma xícara de chá… aaah…. porque não fazer???

Pré-aqueça seu forno em 180 graus e unte uma forma redonda com manteiga e farinha.

Descasque e corte em rodelas finas, quatro bananas, e tempere com duas colheres de sopa de açúcar refinado, uma colher de café de canela em pó, meia colher de café de sementes de baunilha e meia colher de café de cravo em pó. Misture bem e reserve.

Para a massa, eu usei 100g de manteiga, 250g de farinha de trigo, 5 colheres de sopa de aveia em flocos, 02 colheres de sopa de açúcar refinado, 1 colher de sopa de açúcar mascavo e uma colher de café de canela em pó. Misture tudo com as pontas dos dedos até que você obtenha uma massa seca e esfarelada.

Use metade dessa massa para cobrir o fundo a assadeira. Acomode as bananas e cubra com a outra metade da massa. Leve ao forno por vinte minutos (eu gosto dele assim, com duas camadas de massa, MUITO moreninho e crocante).
Sirva com uma bola de sorvete de creme, fios de mel, lâminas de amêndoas ou simplesmente com uma xícara de seu chá preferido.

 

crumbble

Era uma vez alguém com fome de coisa de gostosa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente pelo Facebook!

18 comments

  1. Dricka
  2. Marcele Martins
  3. Marcele Martins
  4. Claudia

Trackback e pingback

  1. Crumble de maçãs
    [...] no Cozinha Pequena você também pode encontrar outra opção, o Crumble de Banana da Marcele, que também tá [...]
  2. 10 receitas para fazer as crianças comerem frutas no inverno : Comer para Crescer
    [...] Crumble de banana [...]
  3. 10 receitas para fazer as crianças comerem frutas no inverno : Comer para Crescer
    […] Crumble de banana […]

Leave a Reply


8 − 1 =