Canto da nutrição – Nutrindo o Coração

Jun
2012
12

posted by on Canto da nutrição, Pra ler, ouvir e ver

No comments

canto-da-nutricao

Hoje estréia uma nova coluna aqui no cozinha pequena: Dica de nutrição, escrita pela Carol, da Suporte Ciência. A Carol é Nutricionista e Jornalista, e vai vir aqui de vez em quando dar uns pitacos.

Datas especiais são bons momentos para se deliciar com receitas que aguçam o paladar e abrem o apetite, sendo regadas de boa companhia, nutrindo-se de carinho, boa conversa, abraços e boas risadas. O dia dos namorados é uma dessas datas especiais.

A origem histórica (do dia dos namorados) provém dos tempos da Roma antiga. O então, bispo Valentim foi impedido de celebrar casamentos em tempos de guerra, por ordem do imperador romano Claudius II, que acreditava que os solteiros eram melhores soldados.  Porém, o bispo contrariando as ordens continuou a celebrar casamentos escondido. Mas, acabou preso e jurado de morte. Na prisão ele encontrou o seu grande amor: Asterius, a filha cega do seu carcereiro. Valentim, milagrosamente, a fez recuperar a visão. Em sua despedida, deixou uma carta para sua amada, e assinou como “seu Valentim”. No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho.

Que tal, então, aproveitar este dia tão especial e preparar uma “comfort food” (a comida que conforta, que acolhe e aguça os sentidos)?

Mas, será que uma comida tão acolhedora e prazerosa pode estar recheada de nutrientes saudáveis?

A resposta: é claro que sim! É possível fazer deste momento a dois um delicioso e saudável encontro.

Existe uma série de alimentos que, de acordo com pesquisas científicas, apresentam compostos bioativos que podem promover a saúde e reduzir o risco de doenças. Entre estes alimentos destacam: a uva, a maçã, o morango, a cereja, a ameixa, o chocolate, o pêssego, o azeite, o tomate, as nozes, e alguns peixes (arenque, sardinha e salmão). Alimentos que além de saudáveis podem despertar os desejos.

Os peixes de água salgada são fonte de ômega-3, uma gordura saudável e essencial, que de acordo com estudos, oferecem benefícios à saúde como a melhora do perfil lipídico e redução da pressão arterial.  Já a gordura ômega-6 é encontrada principalmente nas nozes, amendoim e óleos vegetais (girassol, soja, milho, gergelim e outros). Entre os benefícios à saúde destacam-se os relacionados ao seu papel cardioprotetor.

Imagina então você preparar um salmão e ainda fazer o coração do seu amado pulsar mais feliz e saudável por você?

E se este delicioso jantar foi acompanhado de uma boa dose de vinho?

O vinho é derivado das uvas, que pela ciência da nutrição é fonte de um composto bioativo chamado resveratrol. Estudos têm demonstrado os efeitos positivos do seu consumo, sendo um potencial antioxidante no combate ao envelhecimento. Agora além de nutritivo seu amor vai viver mais tempo e lindo!

Para fechar este banquete de sentidos, a tão esperada sobremesa! O doce momento esperado para o deleite do corpo e da alma.

O chocolate, por exemplo, é fonte de fitoquímicos, conhecido no meio científico pelo nome de flavonoides. Esta substância é um potente antioxidante para o organismo, podendo melhorar a saúde do coração.

E já que estamos no mês da paixão que tal abusar dos alimentos vermelhos?

Imagina uma mousse de chocolate com morangos?

Frutas como morango, cereja, goiaba, amora, framboesa, melancia são fonte de um composto chamado licopeno, que de acordo com estudos científicos apresenta uma séria de benefícios à saúde do coração.

Bom, o que não falta são sabores, aromas, alimentos e ideias de receitas que podem fazer o coração do seu amor bater mais saudável por você. Por isso aproveite este dia tão especial a dois se deliciando de doces momentos.

Fica a dica: aprecie sem moderação!

Feliz dia dos namorados!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente pelo Facebook!

Leave a Reply


3 − = 0