Bolo (muito simples) de laranja

May
2012
21

posted by on Bolos, Cozinha básica, Técnicas de Cozinha

17 comments

bolodelaranja-thumb

Já perdi a conta do número de vezes que fiz esse bolo. É uma receita muito simples e que ao longo da vida fui descobrindo uma dica aqui, outra ali, e melhorando o jeito de fazer até chegar nesse modo, o meu preferido, ou melhor dizendo, o favorito do pessoal do meu trabalho porque quase toda segunda-feira levo um desses para a gente começar bem a semana!

Essa receita tem 3 truques importantes:

- Truque #1

Como a receita utiliza uma laranja inteira, para tirar o “amargor” da laranja sem acrescentar açúcar à massa, retire toda a casca da laranja, sem incluir a parte branca na receita, apoiando a laranja numa tábua, cortando apenas a parte “colorida” da casca (e reservando). Depois disso, faça o mesmo com a parte branca, separadamente, que deve ser eliminada.

- Truque #2

Ao bater a massa, coloque no liquidificador ou processador as casquinhas de laranja, os gomos de laranja e os ovos. Bata bem. Em seguida, despeje o óleo aos poucos, formando um fio. A massa vai se emulsificar, virando quase uma “maionese”, o que vai dar muito mais leveza ao bolo.

- Truque #3

Coloque a calda no bolo, ainda quente. Porém, não retire o bolo da forma para fazer isso, despeje sobre o bolo ainda dentro da forma, e espere amornar para desenformar. Quando desenformamos o bolo muito quente ele pode se quebrar, ou “murchar” rapidamente pela troca de calor. Dessa forma, a calda é totalmente absorvida, sem fazer o bolo “embatumar”.

Seguindo esses truques, você vai ter um bolo fofo e muito gostoso para acompanhar um cafezinho fresco!

Para a massa:
- 4 ovos
– 1 laranja baia inteira (da casca somente a parte colorida e a polpa sem sementes)
– 1 xícara (chá) de óleo de milho ou de granola
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneiradas
– 2 xícaras (chá) de açúcar
– 1 colher de fermento em pó

Para a calda:
- Suco de duas laranjas baías
– 1 xícara (chá) de açúcar
– 1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Numa tigela, peneire a farinha, o açúcar e o fermento e reserve. No liquidificador ou processador, leve a laranja, os ovos e o óleo para bater, seguindo o que já comentei nos “truques” #1 e #2. Após bater bem, misture bem essa emulsão aos ingredientes secos (farinha, açúcar e fermento) com um fouet, sem bater demais.

Leve para assar por aproximadamente 30 minutos, numa forma untada do jeitinho que expliquei nesse post.

Numa panela, à parte, faça a calda de laranja, açúcar e manteiga aquecendo em fogo baixo, até formar ponto de fio. Reserve. Ao retirar o bolo do forno, passe uma faca sem corte por toda a borda da forma,  e despeje a calda quente sobre o bolo, deixando que penetre por toda a superfície e suas bordas. Ao amornar, desenforme normalmente.

 

Quer trabalhar comigo para provar um desses toda segunda-feira?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente pelo Facebook!

17 comments

  1. Jéssica
  2. Débora Vieira
  3. Maria Lindomeia Mendes Neves
  4. Michelle Rangel

Trackback e pingback

  1. Bolo de limão | Lili Online
    […] (receita adaptada daqui: Bolo de laranja) […]

Leave a Reply


− 2 = 5