Bolo de laranja com amêndoas

Jul
2008
23

posted by on Doces

10 comments

bolo1

Três ovos repousando faceiros na pia da cozinha, eram o sinal.
Quando essa cena se compunha, era garantia de bolo na certa! Pelo menos durante os vinte e dois anos em que morei com minha mãe.

Ela é reponsável pelo bolo mais fofinho que já comi até hoje em todo o planeta. Não há uma visita, um amigo, um parente, um vizinho, um conhecido, um qualquer coisa que prove e não teça um comentário sobre a textura do quitute. E quando o comensal lança a famigerada pergunta sobre o sabor do acepípe em questão (- é bolo de que???), sempre me pego com sorrisinho cínico no canto da boca, esperando a resposta ligeira no melhor estilo minha mãe: – é bolo de bolo!

Bolo de bolo foi o nome que ela deu para uma combinação equilibradíssima de ovos, leite, farinha, amido de milho, fermento, manteiga e mais nada.

Com uma consistência tããão fantástica feito aquela, a gente nem lembra  que ali no meio daquela massa fofinha poderia haver umas gotas de chocolate, essências, alguns punhados de fruta seca ou que em sua casquinha dourada poderia se deitar uma calda ou cobertura.

Lancei mão dos ingredientes (exceto o amido de milho) e pus-me a fazer um bolo que não seria o de bolo, pois como minha vó, minha mãe não mede nada (droga! Quebrei a tradição!) e sendo assim, a textura – o fundamental do bolo de bolo – estaria comprometida. Só minha mãe conhece as proporçoes exatas, medidas apenas com os olhos e o tato de cozinheira prendada. É uma criacão que só sai das mãos dela.

Com minha insignificância recolhida, resolvi adicionar suco de laranja na massa para compensar minha falta de habilidade e conhecimendo para a confecção do bolo de bolo perfeito.

Comece untando uma forma com manteiga e aquecendo seu forno em 180 graus.
Bata 03 claras (temperatura ambiente) e reserve.
Com a batedeira, bata por uns três minutos, 3 gemas, 100g de manteiga e uma xícara de chá de açúcar.
Acrescente ¾ de uma xícara de chá de leite e bata por um minuto.
Agora, é a vez da farinha de trigo. Duas xícaras de chá serão suficientes. Bata por mais um minuto, adicione 100ml de suco de laranja, uma colher de chá de fermento em pó e torne a bater.  As claras vão por último e devem ser incorporadas à massa bem devagar, com a ajuda de uma colher de pau ou espátula.
Leve ao forno por 45 minutos.
Enquanto isso, prepare numa panela e leve ao fogo uma calda feita com as raspas de uma laranja, 200 ml de suco de laranja coado e cinco colheres de sopa de açúcar. Mexa até o açúcar dissolver e quando comerçar a ferver, desligue o fogo.
Retire o bolo do forno, e com uma concha, espalhe metade da calda em sua superfície. Não precisa furar o bolo com garfo. Vá colocando aos poucos, devagar e repita a medida que o bolo for absorvendo cada concha de calda.
Espere que esfrie um pouco e com muito cuidado (muito mesmo!!! Ele vai estar molhadinho!!) desenforme e volte a molhar a outra superfície do bolo com o restante da calda.
Finalize com meia xícara de chá de amêndoas picadas grosseiramente, açúcar de confeiteiro e as rapas de laranja da calda para enfeitar.

bolo2

Ficou fofinho, mas nada comparado ao bolo de bolo!

O Cozinha Pequena indica:
Bariloche
Bolo de limao com nozes
Peru marinado em laranja e ervas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags:

Comente pelo Facebook!

10 comments

  1. Dricka
  2. Marcele Martins
  3. gabi

Trackback e pingback

  1. Bolo de morango - cozinha pequena
    [...] de bolo”, de minha humilde autoria, que não deixa a desejar, porém passa longe do verdadeiro bolo de bolo …

Leave a Reply


6 + 6 =