Arroz de polvo

Aug
2008
13

posted by on Sem categoria

4 comments

Aprendi com a minha vó (dona da receita de polvo ensopado – em sua própria tinta- mais sensacional que já comi até hoje) que acertar o ponto certo da carne desse molusco nao é lá uma das coisa mais fáceis da Terra. Ela tem como truque até hoje, cozinhá-lo por alguns minutos, colocá-lo em água fria e em seguinda (ufa!) voltar com ele para a água quente deixando que cozinhe por mais meia hora. Segundo Dna. Ana, com esse choque térmico, a carne nunca ficará dura e nem “borrachuda” demais.

Para esse arroz, usei “baby octopus” (polvos bebês) muito populares nessas bandas, e o mais importante: com preços justíssimos. Além do que, uma vantagem dessa pequena criatura em relação a sua versão adulta, é que a carne é tenra, não exigindo muita perspicácia ou qualquer tipo de macete do cozinheiro, durante seu preparo.

Comece cozinhando os polvinhos (1kg) somente em água, por aproximadamente vinte minutos. Retire-os da panela com a ajuda de uma escumadeira e reserve essa água rosada em que foram fervidos, pois será com ela que o arroz vai cozinhar.

Numa outra panela, esquente uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de azeite extra virgem. Frite os polvos por cinco minutos, mexendo para que não agarrem no fundo da panela. Depois de bem fritos, acrescente uma cebola média picadinha, 3 dentes de alho amassados e deixe que refoguem, sempre mexendo tudo.
Em seguida, adicione uma colher de chá de sementes de mostarda, uma colher de sopa de molho inglês, uma colher de sopa de molho shoyo, dois tomates picados sem pele e sem semente, sal e pimenta do reino a gosto.
Misture tudo e acrescente duas xícaras de chá de arroz agulhinha lavado e escorrido. Mais uma boa mexida para refogar o grão, e por fim, utilize aquela água onde o polvo foi cozido para cozinhar também o arroz (eu precisei de 4 xícaras de chá) . Você pode cozinhar o arroz com água “pura”, mas vou logo avisando: isso vai fazer uma enorme diferença no produto final!
Tampe a panela e deixe no fogo baixo por aproximadamente vinte minutos (ao contrário do risoto, aqui você não vai precisar ficar mexendo nessa etapa).
Assim que arroz estiver bem tenro, desligue o fogo e sirva com salsinha, coentro picados, e fios generosos de azeite.

polvo

 Cozinha Pequena indica:
Arroz de polvo da Marizé como presente para o Cuecas

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags:

Comente pelo Facebook!

4 comments

  1. Marcele Martins

Trackback e pingback

No trackback or pingback available for this article

Leave a Reply


9 − 5 =