Angel food cake [com cara de Naked Cake]

Mar
2014
20

posted by on Bolos, Pra sobremesa

5 comments

Angel Food Cake THUMB

Essa receita aqui foi feita no final de ano, pra ceia que sempre faço aqui em casa e publico no blog.
Mas, o desânimo no final de ano (pra quem não leu, a história está aqui), tinha tomado conta de mim, e eu não consegui fazer o post… :(

Agora, estou trabalhando num projeto bem bacana (ajudando à desenvolver uma cervejaria novinha em folha), já me acostumei com a ideia de ter tomado um chapéu de um cara sem escrúpulos (um dia ele vai pagar, não tenho pressa), as coisas se encaixaram por aqui e o desânimo passou.

Estava vendo as fotos que tenho aqui (acreditem, é uma infinidade) e vi esse post, com as fotos prontinhas. Pensei: Poxa, agora que as coisas estão tão bem (e vocês, sábios que são, já tinham me avisado disso!), que a felicidade está de volta ao lugar de sempre, por quê não publicar? Bora lá então!

Angel Food Cake 01

Esse bolo, fofíssimo, é um dos meus favoritos, que sempre faz o povo delirar ao comer. Ele apenas parece ser complicado de fazer, mas acredite em mim: é bem sussa, e vale muito a pena!

Pra fazer, você vai precisar do seguinte:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar;
  • 12 claras em temperatura ambiente (guarde as gemas pra fazer quindim depois);
  • 1 colher (chá) de cremor de tártaro (é baratinho e fácil de encontrar em lojas de doces);
  • 1 colher (sopa) de suco de limão;
  • 2 colheres (chá) de extrato de baunilha;
  • 1/5 colher (chá) de sal.

Pré-aqueça o forno à 180 graus.

Coloque o açúcar no liquidificador, batendo por uns dois minutos, até ele ficar superfino. Divida o açúcar superfino em duas partes e reserve.

Peneire a farinha com o sal e uma das partes de açúcar, por três vezes, pra tudo ficar bem misturado, sem gruminhos de farinha. Reserve.

Leve as claras e o Cremor de Tártaro para bater, até as claras começarem a ficar em ponto de neve. Adicione a outra metade do açúcar, o suco de limão e o extrato de baunilha, batendo até obter picos duros.

Com uma espátula, devagarinho, vá juntando a mistura de farinha reservada, bem na manha, pra não desmontar as claras em neve.

Coloque a massa na forma (se você não tiver uma forma especial pra isso, conforme eu descrevi aqui, use uma forma de furo central mais alta, com o fundo da assadeira forrada com um papel manteiga) e asse em forno pré-aquecido à 180 graus, por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito, se ele estiver assado, retire do forno e deixe esfriando como eu falei.

Angel Food Cake 03

Após retirar da assadeira, dê o show: cubra com brigadeiro, brigadeiro branco, ganaches de chocolate, caldas e muitas, muitas frutas bonitas. Neste caso eu cobri com brigadeiro amargo, brigadeiro branco, cerejas e physallis. Não sobrou nada pra contar a história!

Angel Food Cake 02

Quem disse que em casa não dá pra fazer bolos melhores do que os de confeitaria? :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente pelo Facebook!

5 comments

  1. Tercio
  2. Soares
  3. Gil Oliveira
  4. Flavia Mazaro

Trackback e pingback

No trackback or pingback available for this article

Leave a Reply


8 − 3 =