Ação Imperdível: Mudar pros orgânicos, daí, do seu computador.

Sep
2010
22

posted by on Divagações, Imperdível

12 comments

Você sabe o que é agricultura orgânica?

Resumidamente, agricultura orgânica é o sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade, agrotóxicos, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentação animal, compostos sinteticamente.

Sempre que possível baseia-se no uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Busca manter a estrutura e produtividade do solo, trabalhando em harmonia com a natureza.

(Fonte: Associação de Agricultura Orgânica)

Os alimentos orgânicos, por serem produzidos da forma mais natural possível, em geral, são muito mais saudáveis e contam com um fator primordial: São muito mais gostosos! Você já sentiu o sabor adocicado de um morango de verdade? Se nunca comeu morangos orgânicos, eu duvido!

Na nossa vida real, orgânicos, são aqueles produtos que ficam em uma prateleira no cantinho do supermercado, às vezes, nem tão bonitos, mas sempre bem caros, e que deixamos de lado, na hora de fazer as contas do que podemos ou não comprar. Pagar o dobro, às vezes o triplo do valor, em, por exemplo, abobrinhas orgânicas e não-orgânicas, que são tão parecidas por fora, pode soar irreal na nossa situação financeira.

Na verdade, essa conta é um pouco enganosa. Sim, os produtos orgânicos são mais caros. Isso se deve à produção dos mesmos ter uma escala muito menor, e, por consequência, ser mais cara. Já começa por aí. Mas e o valor da sua saúde? Não deveria ser levado em conta?

Talvez, pelo valor dos produtos, você também passará a pensar mais no desperdício. Não abrirá a geladeira e, sem idéias, correrá para o supermercado. Vai usar a criatividade e fazer algo gostoso com o que já está lá.

Além disso, comprando orgânicos, de preferência de produtores da sua região, você fortalece a economia local, e, por consequência, o dinheiro voltará para ações ao seu redor. Lógico que tudo isso é teoria, e pode soar utópico.

Mas a cultura de produtos orgânicos é uma ação que depende do posicionamento de cada um.

Dá pra aprender mais um pouquinho sobre esse assunto, com essa apostila online, toda ilustrada pelo Ziraldo:

Você só precisa fazer a sua parte. Não, não é tão fácil, eu mesmo não compro somente orgânicos. Mas tento seguir essa tabela aqui, que vi no blog da Maria Rê:

12 vegetais que, segundo Shopper’s Guide to Pesticides in Produce, você não precisa comprar orgânicos:

– brócolis
– berinjela
– repolho
– banana
– kiwi
– aspargos
– ervilhas (quando congeladas)
– manga
– abacaxi
– milho (congelado)
– abacate
– cebola

Agora a lista dos 12 vegetais com maiores teores de pesticidas – esses, sempre que possível, devem ser orgânicos:

– pêssego
– maçã
– pimentão
– nectarina
– morango
– cereja
– alface
– uvas
– pera
– espinafre
– batata
– salsão

Comece trocando a dúzia de ovos que você compra toda semana, por exemplo. Só pra ver a cor amarelinha  da gema. Amarela mesmo.

O legal, de verdade, é que você pode começar a experiência com esses produtos, de forma totalmente online. Os produtores orgânicos são bem modernos, e disponibilizam seus produtos para compra online. Aqui há um link, onde você terá alguns dos produtores que fazem esse tipo de entrega: Delivery de Orgânicos

Eu mesmo, há alguns meses, comecei a pedir uma cesta de um dos sítios dessa lista. Gasto cerca de 40 reais, e tenho alimentos fresquíssimos, recém colhidos e selecionados, na porta de casa. Com um clique do mouse, só.

Dê uma chance pra essa mudança de costumes. Nem que seja devagarinho. Logo, sua vida vai mudar bastante, tenho certeza disso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente pelo Facebook!

12 comments

Trackback e pingback

  1. Sustentabilidade começa em casa | Mexido de Ideias
    [...] muito, cerca de R$ 20,00 por uma boa quantidade de vegetais. O blog Cozinha Pequena já fez um post …

Leave a Reply


− 4 = 3